Psicologia positiva

A psicologia positiva é um termo recentemente usado mas que começou na década de 90. Para falarmos sobre a psicologia positiva devemos comparar com a Psicologia tradicional. Enquanto que a psicologia tradicional tenta explicar e corrigir os erros dos pacientes o diferencial é que na Psicologia positiva tenta-se reforçar o que já é positivo do […]

Transgenero

A identidade de gênero é questão levantada por pesquisadores e especialistas no mundo todo, no entanto, ultrapassa a questão superficial do “parecer-se” com homem ou mulher.

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

“Maria tem tanta mania de limpeza e organização! Deve ter toc!”
Você já deve ter escutado isso no seu dia a dia. Manias, quem não as tem? No entanto, pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, estudos e relacionamentos pessoais.

Bipolaridade

O Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como transtorno bipolar ou depressão maníaca, é uma doença mental grave caracterizada por alterações extremas do humor, configurando episódios de mania e depressão. No contexto psiquiátrico, mania significa um estado de humor exaltado, no qual a pessoa se sente muito bem, independente do que acontece ao seu redor.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Os dias estão mais curtos, ou as atividades mais extenuantes? Pressa, ansiedade, níveis elevadíssimos de expectativas (e frustrações na mesma medida!) fazem parte da rotina comum a quase todos, no entanto, há que se compreender e, sobretudo perceber, quando tais sentimentos, comportamentos e situações ultrapassam a fronteira da razoabilidade e adquirem proporções severas.

Depressão

A cena que nos salta aos olhos, no senso comum, ao falarmos de depressão, é a de um indivíduo choroso e taciturno, recolhido a sua realidade de sofrimento. Esta representação popular é muito distante daquilo que caracteriza efetivamente o “estar depressivo”.