Bipolaridade

BIPOLARIDADE

O Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como transtorno bipolar ou depressão maníaca, é uma doença mental grave caracterizada por alterações extremas do humor, configurando episódios de mania e depressão. No contexto psiquiátrico, mania significa um estado de humor exaltado, no qual a pessoa se sente muito bem, independente do que acontece ao seu redor.

As oscilações de humor são comuns em nossas vidas e, em geral, não caracterizam uma condição psiquiátrica. O que diferencia as pessoas bipolares é que essas oscilações são mais intensas, duram mais tempo e são capazes de afetar padrões de sono e energia, assim como desestabilizar a estrutura familiar e as diversas relações dos pacientes. Além disso, enquanto a maior parte das pessoas experimentam mudanças no humor devido a acontecimentos em suas vidas, as oscilações dos pacientes bipolares ocorrem sem motivo aparente.
Infelizmente em nossa sociedade, chamar alguém de “bipolar” virou sinônimo de rotular a instabilidade que qualquer um pode enfrentar, seja em decisões recorrentes, ou em eventos onde mudar de opinião, é ao contrário, sinal de que sua saúde vai muito bem, obrigada!

Pense que além da vulgarização da doença no nosso cotidiano, como apontei, é preciso encarar que esta patologia é passível de tratamento e que eu poderei caminhar contigo, passo a passo, amparando seus momentos de crise e procurando atenuar o carrossel de emoções que te fazem sofrer de incompreensão alheia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente sobre esse artigo!
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *