TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

“Maria tem tanta mania de limpeza e organização! Deve ter toc!”
Você já deve ter escutado isso no seu dia a dia. Manias, quem não as tem? No entanto, pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, estudos e relacionamentos pessoais.

Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).  Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo, o de contrair doenças ou cometer alguma falha. É uma gangorra emocional sem fim.

A generalização de ritos e manias comuns na nossa vida, dentro de limites não patológicos, não pode ser categorizada como TOC. Preciso enfatizar: quem sofre desta doença encontra severas resistências em desenvolver hábitos rotineiros, uma vez que seu condicionamento se torna rígido ao ponto de congelar a sua vida.

Se você ou um ente querido apresentam sinais do Transtorno Obsessivo Compulsivo, me procure. Um profissional experiente poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões. É importante trabalhar as crenças e o medo presente neste quadro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente sobre esse artigo!
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *