O QUE É CARREIRA

O momento da escolha da profissão é difícil para muitos jovens. Requer não somente reflexão sobre personalidade, interesses e aptidões, mas também a avaliação de informações específicas do mercado de trabalho e as tendências para este no mundo globalizado. Fazer uma boa escolha é ainda mais difícil se o jovem não entende a importante diferença entre profissão e carreira. É comum a confusão do significado destes termos, bem como reduzi-los ao curso de graduação escolhido. Mas qual é, então, a diferença entre profissão e carreira, e por que é importante?

O QUE É PROFISSÃO?

De forma geral, profissão é o termo utilizado para definir a área de atividade na qual um profissional adquire expertise, garantindo sua empregabilidade. Consiste, portanto, na ocupação ou atividade que serve como fonte regular de meios de subsistência – o emprego propriamente dito. Para tal, o curso de graduação é ferramenta essencial, garantindo os conhecimentos necessários para o exercício desta atividade. Médico, advogado, arquiteto e engenheiro são exemplos de profissão.

O QUE É CARREIRA?

O conceito de carreira é mais amplo que o de profissão e mais relacionado a aspectos da estrada profissional que se deseja seguir, bem como o estilo de vida e o tipo de atuação sonhados. É comum que profissionais desenvolvam suas carreiras em áreas completamente diferentes de sua formação profissional, seja devido ao desenvolvimento de uma preferência por estas ou pela situação do mercado de trabalho na área em que apresentam formação.

A carreira, muito além da profissão que se aprende na graduação, é uma escolha, um direcionamento ao exercício desta e a construção de uma trajetória para se alcançar os objetivos pretendidos. Para entender melhor, pense na profissão como uma meta de médio prazo na hora de fazer escolhas e a carreira, de longo prazo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente sobre esse artigo!
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um comentário