Vamos falar de Pistantrofobia? Medo irracional de confiar em outras pessoas

 

Você já confiou muito ou até demais em pessoas que acabaram te decepcionando? Já chegou até usar aquele ditado “Por essa pessoa eu coloco a mão no fogo” e infelizmente ela demostrou ao contrário do que você acreditava? Seja em relacionamento entre namorados, casados ou amigos, todos nós já sofremos alguma decepção desse tipo.

O problema está na forma como você reage à essas decepções; voltar a confiar em alguém depois de passar por isso, é realmente difícil, mas existem algumas pessoas que acabam criando um auto bloqueio por medo de se decepcionarem novamente.

Se você tem medo de confiar nas pessoas, você pode estar sofrendo de Pistantrofobia. Como qualquer outra fobia, o medo de confiar novamente é irracional. A ideia da possibilidade de envolver-se e confiar em alguém novamente, acaba resultando em: Fugas, estresse, ansiedade, dores musculares, taquicardia, entre outros.

Confira alguns sinais da Pistatrofobia:

Tende a não se envolver em novas relações ou sequer fazer algum tipo de esforço para mantê-las.
– A pessoa apresenta um medo incontrolável de se relacionar, pensando que haverá traições ou algum interesse oculto.
– Evita situações que proporcionem contato social, como: festas, encontros com amigos, etc.
– Mantém uma postura fechada, como se estivesse usando um escudo protetor, de modo a impedir a aproximação de outras pessoas que poderiam se interessar por ela ou pela sua amizade.

A pistatrofobia pode levar a pessoa ao isolamento social, afetando a qualidade de vida e saúde física e mental. O acompanhamento psicológico é indispensável, já que possibilita tratar o trauma vivido e reconstrói a confiança necessária para se relacionar com outras pessoas com tranquilidade e segurança.