ANSIEDADE

A ansiedade pode ser considerada um dos grandes males modernos. Diferente da ansiedade normal, que sentimos na véspera de uma prova ou de uma reunião importante, a ansiedade patológica é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desencadear graves crises de pânico.

A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, com a vida corrida que muitas pessoas levam nas grandes cidades e as crescentes pressões profissionais, pessoais e financeiras, nossa mente não consegue relaxar e aproveitar momentos de descanso e bem-estar, gerando quadros intensos de ansiedade. A ansiedade é um estado mental muito próximo do medo, mas, enquanto o medo é provocado por algum estímulo externo, a ansiedade costuma ter origens subjetivas.

A ansiedade passa a ser um incômodo quando o indivíduo percebe que não está mais conseguindo se concentrar em suas tarefas rotineiras, ou que passou a ter comportamentos totalmente prejudiciais, tais como insônia ou roer unhas, por exemplo. Alguns optam por calmantes, medicamentos naturais, ioga. Em alguns casos estes procedimentos podem sim ajudar, mas talvez (ou possivelmente) não corrijam a raiz do problema. É importante ressaltar que uma das funções da terapia é mostrar ao paciente o porquê dele estar se sentindo desta forma, fazê-lo achar quais situações são causadoras desta sensação de ansiedade.

É sempre importante ressaltar que o trabalho na terapia depende dos dois: terapeuta e paciente. Antes de qualquer coisa, é importante que o paciente esteja aberto a compreender novas questões que possam surgir, e ajudar o terapeuta a interpretar as diferentes formas que o paciente possa ter de comportar-se diante de situações. Assim, o terapeuta terá o objetivo de entender o que ocasiona os episódios de ansiedade do paciente, principalmente quando isto passa a ser algo corriqueiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Comente sobre esse artigo!
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um comentário